sábado, janeiro 24, 2009

Audi reconstrói carro do GP de 1939


A Audi preparou uma surpresa para o Festival de Velocidade de Goodwood deste ano. A empresa alemã vai apresentar no evento uma reconstrução absolutamente fiel do monoposto Auto Union Tipo D Dual Compressor, de 1939.
Refazer o carro que, em sua versão original, venceu duas provas de Grand Prix – categoria precursora da Fórmula 1 – levou quatro anos. O modelo original foi guiado, em suas vitórias, pelo piloto alemão H.P. Mueller e pelo italiano Tazio Nuvolari.
Uma atração a mais na apresentação em Goodwood, que é o maior encontro do mundo de carros de corrida históricos, será o piloto que conduzirá a “Flecha de Prata”, o baterista Nick Mason, da banda Pink Floyd. Além de colecionador de carros de corrida históricos, ele já participou como piloto, por cinco vezes, da 24 Horas de Le Mans.
Topo de linha - O Auto Union Tipo D modelo 2008 foi construído na Inglaterra pela oficina especializada Crosthwaite & Gardiner, que há mais de 30 anos se dedica à restauração dos carros de corrida antigos da Auto Union.
O Tipo D é a última versão dos “Flechas de Prata” desenvolvidos entre 1934 e 1939 pela divisão de corridas da marca. Ele utiliza um motor de 12 cilindros que, originalmente, tinha 420 hp. Com a adoção de um segundo compressor, ele ganhou mais 65 hp e, para acomodar a nova mecânica, várias alterações na carroceria. O carro estreou no GP da Bélgica de 1939, quando a Segunda Guerra Mundial, que levaria à dissolução da Auto Union ao seu final, já estava no início.
A Audi utiliza como logomarca os quatro anéis entrelaçados originais da Auto Union, que foi uma associação entre quatro marcas alemãs, DKW, Horch, Wanderer e Audi. No final da guerra, parte dessas empresas se encontrava no setor de ocupação soviético e foi desapropriada. Em 1969, o remanescente da empresa se uniu à NSU e passou em seguida ao controle da Volkswagen.


**Um dos dois originais remanescentes desse carro de corrida foi leiloado inicialmente por 12 milhões de dólares em Paris mas foi descoberto um problema na numeração do chassi e o leilão foi suspenso

Especialistas e historiadores estão pesquisando sobre a numeração para que possa ser leiloado novamente.

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