sábado, janeiro 03, 2009

Coleção de carros de Ralph Lauren

Quem acompanha o canal Discovery Channel/Turbo (51 e 87 respectivamente) ja deve ter visto o programa que relata a paixão de Ralph Lauren por carros e mostra sua coleção de clássicos e raros.

Certamente você deve conhecer o estilista Ralph Lauren pelas suas roupas, especialmente a famosa camiseta polo com o logotipo de um jogador de polo em seu cavalo. Mas, mesmo usando suas roupas e até mesmo perfumando-se com os aromas de Lauren, poucas pessoas conhecem o refinado gosto do estilista pelos carros antigos.
Agora, a paixão de Ralph Lauren pelos automóveis clássicos ganha notoriedade com a exposição promovida no Museu de Bellas Artes de Boston (EUA). Para privilégio do público visitante, há 16 veículos raros e bem conservados.
Analisar a coleção de Ralph Lauren é não ter dúvida que a mesma pertence a um estilista de bom gosto. Todos os veículos expostos chamam a atenção em dois aspectos: a esportividade e o design.
Só no quesito Ferrari, o estilista apresenta duas Testarossa: uma 1958 e outra 250 GTO 1962. Além disso há a conversível 375 Plus 1954 e a 250 GTO 1962.





Quem tem quatro Ferrari inesquecíveis não poderia deixar de ter o Porsche mais famoso do mundo. Ralph Lauren tem nada mais, nada menos do que o modelo eternizado pela fatalidade ocorrida por James Dean, o mitológico 1856 Spyder 1956.






Um verdadeiro paraíso das curvas. Isso que podemos concluir ao observar os Buggati de Ralph Lauren. Em exposição estão: o belíssimo monoposto Bugatti Type 59 Grand Prix 1933 Bugatti Type 57SC Drop Head 1937 e Bugatti Type 57SC Atlantic Coupé 1938.
Dois Jaguar da década de 50 acrescentam ainda mais luxo a exposição: um roadster 1950 XK 120 e o moderníssimo XKD 1955 que tem como destaque o aerofólio em dimensões gigantescas.
O único exemplar Bentley é raríssimo. É um modelo 1929 que ostenta a bandeira da Inglaterra e foi até adaptado, na época, para ser um modelo militar.






Para fechar com chave de ouro a exposição, também é possível conferir os grandes clássicos das estrela de três pontas, Mercedes Benz. A mais antiga MM em exposição é 1930, Coupé Cound Trossi. A inesquecível 1955 Gullwing, ou, asa de gaivota também está na coleção e para fechar, um modelo que apesar de mais novo não perde para nenhum em termos de design: a Mc Laren F1 1996.
Além de conferir os modelos, os visitantes também podem acompanhar a exposição e as histórias dos veículos através de pequenos monitores que exibem imagens dos veículos em movimento. Darcy Kuronen, curadora do Museu de Boston, acredita que os veículos antigos são uma verdadeira obra de arte, digna de exposição em museu. Aliás, se convenceu a promover esta exposição com os veículos de Ralph Lauren a partir do momento que tomou conhecimento das técnicas empregadas para a restauração de um Alfa Romeo 8C 2900 do estilista. Segundo a curadora, são as mesmas técnicas utilizadas na concepção de uma obra de arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário